5 benefícios da couve para a sua saúde que você nunca teria imaginado

Quantas vezes você comeu repolho sem pensar nem por um momento e a grande quantidade de propriedades que tem? A couve ou repolho apresenta toda uma série de características que certamente desconozcas. Por exemplo, você sabia que tem mais vitamina C que a laranja e mais cálcio que o leite? Além disso, seu alto teor de omega-3, que a converte em uma verdura perfeita para melhorar a saúde cardiovascular.

Ainda assim, a primeira coisa que você deve saber sobre as propriedades da couve é que existem variedades de esta verdura e que cada um destes tipos apresenta alguns nutrientes específicos.

Não obstante, como os benefícios de couve para a saúde são inúmeros, em seguida, vamos mostrar-lhe quais são os mais relevantes, aqueles que nunca te tinhas imaginado:

1. É rica em fibras e tem poucas calorias

Se você está querendo perder esses quilos a mais e manter o seu peso, a cor não pode faltar na sua dieta para emagrecer. Esta verdura, ao igual que a maioria é rica em fibra, ajuda a queimar gordura e, o melhor de tudo, você praticamente não tem calorias!

garfo-com-fita-metrica

2. Apresenta propriedades antioxidantes e anticancerígenas

Mas vai te surpreender, você deve saber que as couves têm esse aroma e o sabor tão intenso por seu alto teor em compostos sulfurados. Em outras palavras, estes compostos desempenham importantes funções antioxidantes, antimicrobianas e anti-inflamatórias, que protegem o corpo de grande quantidade de doenças e, até mesmo, casos de doenças degenerativas, como o câncer ou tumores.

Além disso, a couve é conhecida por ser um potente diurético. O seu alto conteúdo em vitamina C, elimina toxinas do organismo, em especial as que possam causar artrite, doenças da pele, reumatismo ou gota. Esta verdura ajuda a eliminar líquidos acumulados no corpo, o que pode ser eficaz para combater a obesidade ou doenças do coração associadas à retenção de líquidos.

Além disso, as propriedades antioxidantes da couve ajudam na síntese de enzimas e fornecem uma boa proteção para o sistema imunológico.

barriga-inchado-com-mão-acima

3. Previne a diabetes e a hipertensão

A couve ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue, o que permite reduzir o risco de desenvolver diabetes do tipo 2. Além disso, previne a inflamação das artérias e o desenvolvimento de problemas cardiovasculares.

4. Fortalece os ossos e os músculos

Alguma vez você já disse que a couve é uma fonte de potássio, cálcio e magnésio? Graças a esses nutrientes, esta verdura é indispensável para o cuidado dos músculos e a proteção dos ossos. Além disso, permite o correto funcionamento do sistema nervoso.

No caso das mulheres grávidas, os nutricionistas recomendam aumentar o consumo de couve, antes e durante a gestação por causa do seu elevado conteúdo em ácido fólico, um nutriente que ajuda a prevenir doenças neurodegenerativas no feto.

mulher-com-top-esportivo-e-mão-no-pescoço-por-dor

5. É um potente anti-inflamatório

A couve apresenta propriedades anti-inflamatórias que reduzem a pressão sanguínea e favorecem a circulação sanguínea. Também é muito eficaz para aliviar problemas intestinais, graças à sua capacidade para reparar tecidos e prevenir infecções no sistema digestivo. Suas folhas esmagadas e aplicadas diretamente sobre a área afetada, permitem aliviar as inflamações de pele e eliminar as verrugas.

Como nota curiosa, diremos que a couve também permite combater o ronco e aliviar as dores de cabeça e da ressaca por consumo excessivo de álcool. Além disso, como a cebola, se tomar o suco de couve com um pouco de mel, pode reduzir o risco de contrair inflamação, aliviar as dores de garganta e ter uma voz mais clara e agradável.

Agora que já conhece as propriedades nutricionais de repolho mais importantes, do que está à espera para incluí-lo em seus pratos e saladas habituais? O seu corpo irá agradecer-lhe seus inúmeros benefícios!

Para mais informações acesse: https://goo.gl/iRvJc6

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *